logo


Entrada Cursos
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Os cursos do INED são reflexo de uma preocupação verificada na adaptação de um desenho curricular à atualidade da sociedade e às necessidades de empregabilidade da comunidade envolvente. As disciplinas da formação tecnológica permitem uma resposta mais concreta e eficaz às expectativas e necessidades empresariais. A orientação da formação científica foi delineada de modo a permitir a permeabilidade com os cursos científico-humanísticos afins e, como tem sido apanágio da instituição, o rigor e exigência que se pretende num curso do ensino secundário. No horizonte das preocupações da escola está, ainda, o garantir o acesso ao ensino superior.

O INED apresenta um conjunto de Cursos Científico-Tecnológicos que constituem oferta da Escola:

- Comunicação Social
- Desenho de Projeto – Engenharia e Arquitetura
- Eletrónica e Computadores
- Informática de Gestão

As disciplinas que compõem a formação geral e a formação científica destes cursos são as mesmas que compõem os currículos nacionais de caráter regular dos cursos Científico-Humanísticos correspondentes.

A formação tecnológica é de oferta própria da escola, pois os currículos e os programas das respetivas disciplinas foram concebidos e elaborados pelos professores da escola, com a participação de docentes dos Estabelecimentos do Ensino Superior com quem o INED mantém protocolos de colaboração.

No ano letivo 2014/2015, o INED oferece, também, o Curso Vocacional de Artes e Ofícios, de nível básico de educação, que responde às necessidades fundamentais dos alunos e assegura a inclusão de todos os jovens no percurso escolar.
O plano de estudos do Curso Vocacional de Artes e Ofícios tem uma estrutura modular, constituída pela formação geral, complementar e vocacional.

Além dos cursos ministrados, a escola oferece um conjunto de atividades de complemento curricular, cuja frequência está de acordo com os interesses e motivações dos alunos. Estas atividades têm uma natureza eminentemente lúdica, cultural e formativa e são de caráter:
  • Desportivo
  • Artístico
  • Tecnológico
  • Pluridisciplinar

UMA OPÇÃO, DOIS CAMINHOS


Os cursos do INED continuam a privilegiar uma formação científica e tecnológica, numa estreita articulação com a realidade do mundo atual, preparando os alunos para o ingresso no mercado de trabalho ou o prosseguimento dos estudos: acesso a um Curso de Especialização Tecnológica (Nível V) ou ao ensino superior.

Após a conclusão do 12.º ano, os alunos obtêm um diploma com certificação profissional nível IV.

Condições de acesso
9.º ano de escolaridade


 

Produzido em INED. Designed by: free joomla themes  Valid XHTML and CSS.